A importância da educação financeira nas escolas

É comum ler notícias dizendo que cresce o número de endividados no Brasil. O endividamento é um problema sério e atinge diversas famílias de diferentes camadas sociais. Por isso, se torna tão importante trabalhar a Educação Financeira nas escolas.

E nada melhor do que promover essa educação financeira ainda na infância e na juventude. Assim como outras disciplinas são importantes para a formação dos alunos, a Educação Financeira pode promover uma mudança de comportamento e contribuir na formação de cidadãos equilibrados financeiramente.

Veja neste artigo, qual é a importância de promover a educação financeira nas escolas e como isso é um diferencial para a formação dos alunos:

Promove a consciência sobre o dinheiro

As diversas propagandas e opções de produtos nos faz pensar que nunca temos o suficiente para viver e sempre precisamos de mais. E, muitas vezes, por impulso e não por necessidade, as pessoas acabam adquirindo coisas que poderiam ser evitadas.

A falta de um planejamento orçamentário acarreta justamente no endividamento. Nesse sentido, a Educação Financeira busca demonstrar quais os melhores caminhos para os alunos quando o assunto são finanças pessoais, bem como mostrar alternativas mais conscientes de uso do dinheiro.

Ensina sobre as operações de mercado financeiro

O ensino da Educação Financeira vai muito além de poupar a mesada. Ele direciona o aluno a ter uma visão ampla das diversas operações do mercado financeiro e busca orientar o aluno a encontrar a melhor saída quando se deparar com uma situação que influencie no seu bolso.

Dessa forma, os alunos têm contato com situações como:
– Juros bancários;
– Poupança;
– Inflação;
– Cartão de crédito;
– Financiamento, etc…

Claro, toda a metodologia é pensada considerando cada etapa de ensino e o amadurecimento do aluno. No entanto, saber o que cada operação representa e como ela influencia em nossa vida torna-se fundamental nos dias de hoje.

Ensina a controlar os recursos

É muito comum em diversas famílias brasileiras a seguinte frase: Vai faltar dinheiro esse mês! Mas será que faltaria se essa família tivesse contato com a educação financeira e planejasse melhor seus recursos?

Em alguns casos como desemprego, doença na família, entre outras situações parecidas podemos dar um desconto. Mas no geral, a falta de dinheiro está relacionada diretamente com o consumo excessivo e a falta de uma reserva emergencial.

Assim, um dos propósitos da Educação Financeira é justamente mostrar táticas para controlar os recursos, métodos para economizar nas despesas, como o planejamento auxilia na conquista dos sonhos, como investir de forma consciente etc.

Ou seja, o aluno sai muito mais preparado para enfrentar situações adversas, dando valor ao seu dinheiro, priorizando seus sonhos e sua meta de vida. Entre em nosso site e conheça como é a nossa metodologia de trabalho em Educação Financeira e nas demais disciplinas.

Ensina a importância de poupar dinheiro

Situações emergências acontecem a todo momento. E para enfrentá-las, muitas vezes precisamos de dinheiro. E um dos erros mais comuns dos brasileiros é achar que ele e a família dele estão imunes a emergência. Assim, todo o salário que ganham no mês fica comprometido.

A Educação Financeira nas escolas tem o intuito de mostrar a importância de poupar dinheiro para possíveis emergências. Além disso, a Educação Financeira mostra os caminhos para equilibrar as contas, fazendo com que o aluno fique consciente das obrigações e saiba gestar o dinheiro de forma equilibrada.

Mostra a importância de estabelecer prioridades

Ensinar Educação Financeira nas escolas é colaborar na consciência de cada aluno e auxiliar nas suas escolhas. Assim, o objetivo dessa disciplina é ampliar o conhecimento dos alunos sobre finanças e ajudá-los a definir suas prioridades no futuro.

Se o aluno quer um carro, por exemplo, a Educação Financeira vai mostrar qual o caminho correto para isso. Ou seja, ele terá um conhecimento técnico sobre as operações de mercado financeiro e vai aprender desde cedo que planejar é o melhor caminho para realização dos seus sonhos.