Algumas letras de músicas que ensinam um pouco de história

relação entre música e história é extremamente forte. Afinal, a arte é usada para retratar o contexto histórico, e como a população encarava determinada época. Porém, você sabia que existem músicas que contam pedaços da história?

Estas, não necessariamente são músicas da época, mas letras com um objetivo claro de contar um pouco da história. Quer conhecer? Então confira essas letras de músicas que ensinam um pouco de história!

Alexander The Great e The Trooper, Iron Maiden

Para quem gosta de rock, metal e história, o Iron Maiden é uma banda que é um prato cheio. Existem diversos exemplos de músicas da banda inglesa que contam muita história. Literalmente.

Alexander The Great é uma música que conta tudo sobre a vida de Alexandre, o Grande. The Trooper, conta a história de um soldado que participou de um conflito na península russa da Crimeia.

Sunday Bloody Sunday, U2

O U2 e seu vocalista, Bono, tem uma forte corrente política. Isso também fica claro em algumas de suas músicas. Sunday Bloody Sunday, conta a história do domingo sangrento, um movimento de religiosos na Irlanda, em 1972, em que manifestantes foram mortos. Desarmados, eles foram atacados por soldados e dos 14 que foram mortos, 6 eram menores de idade.

State of Emergency, Sacred Reich

Mas um rock na lista, State of Emergency do Sacred Reich fala do Apartheid. Um dos momentos mais trágicos da humanidade, é o sistema de regime racional implantado, em 1948, na África do Sul.

Brasil, Cazuza

A canção Brasil, de Cazuza, teve uma grande influência na história do país. Uma das mais famosas do artista, mostra o estado do país no início dos anos 1990 e fim da década de 1980.

Ele desafia o povo brasileiro a mostrar a sua cara, deixando claro a insatisfação com a corrupção e a desvalorização do trabalhador. Alguns anos depois, possivelmente influenciado pela música, surgiu o movimento caras pintadas.

Índios, Legião Urbana

Repleta de músicas icônicas, o Legião Urbana também dedica algumas canções a história. Em Índios, retrata a história de como os portugueses conquistaram o Brasil, e o processo de dominação e massacre dos indígenas que viviam por aqui.

A guerra do Vietnã, inúmeros artistas

Guerra do Vietnã foi um dos momentos mais conturbados da história americana. Não somente foi um período de guerra, mas também de diversos protestos do povo contra a participação do país.

Por isso, a lista de músicas que falam sobre o Vietnã em tom de protesto é enorme. Power to the people, John Lennon e Fortunate Son, Creedence Clearwater Revival, são dois bons exemplos.

King Kunta, Kendrick Lamar

relação da música com as tensões raciais sempre foram enormes. Não é à toa que Kendrick Lamar é um dos músicos mais influenciadores do momento. Sua música Alright, foi eleita uma das que definiu a década passada, pela Billboard e se tornou hino entre a população negra americana.

Mas, Lamar não esquece a história, especialmente de outros negros que sofreram racismo. Nesta música, King Kunta, ele conta a história de Kunta Kinte, um africano que foi escravo nos Estados Unidos.