Aluno protagonista: o que é e quais os benefícios

Quer saber mais sobre o conceito de aluno protagonista? Vem conosco, pois na publicação de hoje é sobre isso que vamos falar. Boa leitura!

O que é aluno protagonista?

É o conceito que descreve o cenário em que, tanto o aluno quanto as demais partes da história (professor, escola, etc.), reconhecem e acreditam na afirmação de que o principal responsável pelo sucesso do aluno, seja em sua carreira acadêmica, seja na profissional, é o próprio aluno.

É um modelo que desloca a realidade de décadas atrás, em que o professor era a autoridade máxima e o detentor do conhecimento na sala de aula, para um contexto em que o professor continua sendo uma figura importante. Mas o aluno passa a ser reconhecido: sua experiência e falas são valorizadas.

Afinal, mesmo que um aluno tenha menos conhecimento do que o professor em determinado assunto, pode ser que ele ainda tenha uma experiência valiosa e pertinente a compartilhar.

Quais os benefícios de aplicar o conceito de aluno protagonista?

Esse conceito ganha destaque em um mundo em que outros análogos estão passando pelo mesmo. É uma espécie de horizontalização das hierarquias. E provavelmente fruto de muitos fenômenos, inclusive a globalização, internet, etc.

Autonomia

Ser aluno protagonista significa reconhecer a autonomia como um valor importante na própria jornada de estudos. E o que é essa autonomia? É entender que se é capaz de resolver os problemas por conta própria. E enquanto essa afirmação passa uma noção de independência, não deve ser confundida com egoísmo.

Porque ser autônomo não é fazer tudo sozinho, mas:

  • Reconhecer as próprias forças, fraquezas e limites etc;
  • Ser capaz de pesar prós e contras, e no tempo certo;
  • Tomar decisões assertivas;
  • Assumir consequências.

Apesar disso, reforçamos: não é fazer tudo sozinho. É preciso saber quando pedir ajuda e colaborar. Até porque, compartilhar o aprendizado pode ser um fator potencial nesse processo.

Criticidade

Pensamento crítico, ou, ainda, pensamento complexo, é uma capacidade fundamental para operar no mundo de hoje. Como se pode ver no jornal, vivemos em um momento, por vezes, de alto grau de complexidade. Impasses políticos, econômicos, sociais e outras questões.

As redes sociais e a internet são palco de disseminação de todo tipo de informação. E ainda permitem, de forma facilitada, que qualquer um participe do processo de criação de conteúdo, na medida em que pode dar suas opiniões.

Nesse contexto, é importante que o aluno protagonista seja capaz de analisar as situações, buscar informação, pesar prós e contras, tomar decisões assertivas (boas decisões) e se posicionar da melhor maneira possível, assumindo as consequências, quer sejam boas, quer sejam ruins.

Por hoje é só. O que achou da nossa publicação? Esperamos que tenha gostado.

Até o próximo artigo!