Descubra a importância do teatro no desenvolvimento infantil

O teatro tem surgido como um aporte importante no desenvolvimento infantil, não somente como apoio educativo, mas também como atividade que possibilita as crianças a desenvolverem sua criatividade e autonomia.

As crianças podem através do teatro, seja de forma pedagógica ou artística, desenvolver um aprendizado cultural, habilidades comunicativas, além de auxiliar na construção da autoestima delas e o objetivo da atividade é que a criança desenvolva novas habilidades e novas amizades.

Sabendo disso, criamos esse artigo para explicar para você a respeito da importância do teatro no desenvolvimento infantil, confira!

Qual a importância do teatro para o desenvolvimento infantil?

O teatro permite que as crianças desenvolvam a expressividade corporal, exerçam a criatividade, exercitem a fala e possam se expressar da forma que elas são. Podendo assim, desenvolver habilidades que lhes permitam aprender a interagir com o meio social e com o mundo.

Desta forma, a atividade teatral pode ser desenvolvida individualmente ou em grupo, com crianças a partir de 5 ou 6 anos, já que é nessa faixa etária que elas iniciam o processo de aprendizagem de leitura e memorização.

Além disso, o teatro possibilita que as crianças conheçam mais a respeito do mundo e sobre si mesmas, ainda mais quando elas estão exercendo diversas atividades que possibilitarão o desenvolvimento de suas habilidades criativas.

Principais benefícios para o desenvolvimento infantil

1. Habilidade de criar

O teatro fornece ferramentas para que crianças desenvolvam habilidades como a criatividade, uma vez que esta não é simplesmente um dom, é algo que precisa ser desenvolvido e praticado constantemente.

É importante que os pais ou responsáveis vejam a necessidade de se trabalhar a criatividade dos filhos, tanto para o âmbito social, como para no futuro profissional das crianças.

2. Auxilia na interpretação de texto

A fase em que as crianças estão iniciando o processo de aprendizagem de leitura e interpretação textual, pode ser melhor desenvolvida com apoio do teatro, uma vez que lá, as crianças entrarão em contato com diversos tipos de textos e que podem ser interpretados da forma que elas conseguirem desenvolver.

A compreensão de mundo pode ser ampliada, entendimento sobre a diversidade de pessoas e lugares, além de aprender de forma prática sobre discernimento do que é socialmente tido como certo e errado, e é através do teatro que essas prospecções acontecem, possibilitando que as crianças percebam que existem várias possibilidades para uma mesma situação.

3. Desenvolve a autonomia

É importante que ao se pensar no teatro como ferramenta educativa para o ensino infantil, se pense a respeito do desenvolvimento de uma autonomia nas crianças.

O teatro possibilita que as crianças tenham independência criativa e crítica, permite que elas saiam das regras que são socialmente aplicadas e que muitas vezes sufocam os indivíduos e não permite que eles se desenvolvam.

O teatro pode ensinar que outras possibilidades de se viver são possíveis, assim como existem várias profissões e várias vivências. As crianças conseguem através de uma atividade teatral, criar uma maior autonomia, uma maior possibilidade de se expressar, além de auxiliar no desenvolvimento comunicativo.

Além disso, é importante lembrarmos que o teatro para além de uma atividade educacional, pode ser um ótimo apoio para a aprendizagem cultural. Assim, além de só praticar o teatro na escola, as crianças precisam frequentar teatros e assistir peças, da mesma forma que os pais levam seus filhos ao cinema.