Estudar nas férias: dicas para motivar seus filhos

As férias costumam ser bastante aguardadas pelas crianças, pois é um período de mais diversão, menos compromissos e cobranças na rotina diária e, para muitas delas, a oportunidade de dormir até mais tarde durante toda a semana.

Essa pausa é fundamental para renovar a energia física e mental da garotada, no entanto, manter atividades educacionais é primordial para que o desenvolvimento cognitivo, emocional e social continue em ritmo constante.

Nessa etapa da vida, os pequenos aprendem habilidades necessárias para sempre, por isso o estímulo permanente ao conhecimento é tão importante.

Porém, fazer as crianças pegarem em cadernos e livros nas férias não é fácil, mas há algumas atividades capazes que educar e, ao mesmo tempo, divertir.

Confira dicas para motivar a criançada a estudar durante o recesso da escola.

Brincadeiras educativas

Nas férias as crianças se dedicam mais às brincadeiras. Há várias atividades lúdicas que divertem enquanto proporcionam diversos tipos de aprendizagem.

Brincadeiras como xadrez, jogo da memória e dominó estimulam o raciocínio lógico. Consistem em alternativas simples e facilmente encontradas nas lojas. A entrega de um prêmio para o vencedor pode motivar ainda mais os jovens.

Para quem pretende promover o desenvolvimento de coordenação motora, há opções como massa de modelar e montagem com blocos de madeira ou peça.

Atividades interativas

Algumas opções de jogos costumam permitir aquisição de conhecimento de modo divertido. Que tal experimentar uma disputa de perguntas e respostas?

Além de possibilitar o aumento do repertório cultural da criança, ainda é uma possibilidade de avaliar o nível atual de conhecimentos apresentado por ela.

Jogos ou aplicativos também oferecem oportunidades de estudo em disciplinas como matemática, português e história. Nesse caso, é importante a vistoria dos responsáveis para controlar o tempo em que as crianças ficam conectadas.

Passeios a lugares históricos

As férias são um período propício para conhecer novos lugares e culturas. É uma oportunidade para levar os pequenos a cidades históricas ou museus.

O Brasil dispõe de uma história rica e que pode ser utilizada como fonte de educação. É interessante que os cuidadores tenham um mínimo de conhecimento sobre o local para ensinar às crianças. Também é possível recorrer aos passeios com monitores especialistas na cultura de cada região.

Uma coisa é ver certas imagens pela internet, mas uma experiência bem diferente consiste em visualizar pessoalmente representações da história do País como residências, esculturas, quadros, gravuras e outros itens culturais.

Filmes educacionais sobre história

Cinema, séries e teatro produzem obras que transmitem conhecimento histórico às crianças. Mas é preciso ter critério na escolha, pois nem todos são adequados para este público. É importante checar a faixa etária recomendada.

Faça a opção por produções que agradem as crianças, pois não se deve transmitir a ideia de que vão assistir algo somente por obrigação de aprender.

A sessão deve ser uma atividade leve, independentemente do gênero selecionado como drama, comédia, aventura, suspense ou ficção científica. A chave é permitir que a garotada se divirta enquanto recebe conhecimento!