Filmes educativos para assistir com filhos pequenos

Os filmes são uma ótima alternativa para ter um momento de entretenimento com seu filho e aproveitar para aprender algumas lições valiosas. São muitos os filmes educativos para assistir com filhos pequenos, seja em animação ou filmes tradicionais.

O segredo aqui é aproveitar o gancho das histórias para depois discutir com seu filho sobre as lições aprendidas. Afinal, a arte é uma ótima ferramenta para nos ajudar a entender sobre importantes lições da vida de maneira bela e simples. Então, aproveite e anote esta lista!

A Corrente do Bem

Muito conhecido, esse filme fala sobre o impacto que uma boa ação pode ter para uma pessoa. Nele, Trevor McKinney cria seu projeto escolar que envolve um processo de retribuição, onde o indivíduo recebe uma boa ação e precisa fazer o mesmo a outro.

A história é capaz de alcançar adultos e crianças, sendo interessante para discutir depois sobre a importância de sermos gentis para com os outros. Sendo fácil o entendimento porque tudo acontece a partir da visão de uma criança.

Wall-e

Wall-e é uma animação que mostra uma visão do que poderia ser o futuro da humanidade. O pequeno robô coleta lixo em uma terra não mais habitada, já que os seres humanos acabaram com seus recursos, porém, uma reviravolta faz com que o personagem chegue até o contato humano.

Vale a pena aproveitar a narrativa para trazer à tona questões ligadas ao meio ambiente e sua importância para o ser humano. Afinal, apesar de saírem da terra, os humanos permanecem necessitando de recursos para sobreviver.

Divertida Mente

Com muitos conceitos de psicologia de maneira leve e simples, o filme Divertida Mente ajuda a criança a entender mais sobre as suas emoções. Tudo se passa dentro da mente de uma garotinha de apenas 11 anos, mostrando emoções por meio de personagens.

A história traz temas importantes como os sentimentos e sua importância, as memórias e o controle emocional. Um prato cheio para discutir o assunto com crianças de diversas idades, pela simplicidade com a qual o filme trabalha tais assuntos.

Zootopia

Para fechar a nossa lista vamos indicar Zootopia, um filme que narra a história de uma coelha que sonha em ser policial. Em sua trajetória ela acaba conhecendo uma raposa que vai ajudar a resolver um caso muito importante, com lições durante cada passo desse trajeto.

Dessa forma, a história traz situações que permitem discussões sobre a persistência ao seguir os próprios sonhos. Além de saber lidar com as diferenças e se ver livre de preconceitos.

Uma bela lista, não é mesmo? Com esses filmes temos a garantia de momentos muito divertidos em família e muito aprendizado para seus filhos. Afinal, todos são educativos e servem para trazer exemplos de situações com lições valiosas, tudo na linguagem dos pequenos.

Aproveite para separar um momento com as crianças, criar todo um ambiente de cinema em casa, preparar aquela pipoca e incentivar todos a falarem sobre o filme no final ou mesmo durante as cenas.