Jogos pedagógicos que você precisa conhecer

Já parou para pensar sobre a importância dos jogos pedagógicos na construção do aprendizado da criança? A verdade é que essas brincadeiras, quando usadas com intencionalidade, têm o efeito de agregar conhecimento, de forma leve e descontraída.

Quem não gosta de um bom jogo, afinal? Por isso, separamos aqui alguns jogos pedagógicos que você precisa conhecer e utilizar na rotina das crianças. Confira!

O que são e para que servem os jogos pedagógicos?

Os jogos pedagógicos são brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da aprendizagem do indivíduo, podendo ser lúdicos ou não.

Segundo o Portal Educação, o jogo pedagógico precisa ser usado de acordo com o desenvolvimento e prontidão do aluno, levando-o a uma participação ativa e uma autoavaliação no final do jogo.

Isso significa que o jogo pedagógico precisa ser utilizado com uma intenção específica, trazendo problemas e desafios, favorecendo a argumentação, a partir de estratégias que agregam valor ao aprendizado.

É importante saber que nem todo jogo lúdico é um jogo pedagógico, conforme a Nova Escola.

Se o jogo lúdico oferecer apenas o prazer de brincar, ele não se encaixa no objetivo de um jogo pedagógico, que é promover aprendizado à criança.

Agora que você já sabe qual é a função dos jogos pedagógicos, conheça algumas dicas para que você possa utilizar no processo de ensino-aprendizagem dos pequenos:

1. Jogo da Memória

O clássico Jogo da Memória é ideal para desenvolver a memorização das crianças, além de contribuir para que eles reconheçam os objetos e as cores.

2. Estação de Perguntas

Nada como um quiz de perguntas para estimular o aprendizado!

Por isso, explore as formas, cores, objetos, alguns conceitos matemáticos e dimensões e coloque a cabeça dos pequenos para funcionar.

3. Voxel

Como a tecnologia é uma realidade bastante presente e que já vem acompanhando o crescimento e desenvolvimento das crianças daqui para frente. É importante aderir também a algumas ferramentas digitais para estimular o aprendizado.

O Voxel é um game que desenvolve a percepção visual e ajuda a resolver problemas, envolvendo noções de espaço e matemática, que pode ser encontrado no PlayKids.

4. Esteira Maluca

Com o objetivo de introduzir a alfabetização, a Esteira Maluca é um joguinho digital que ajuda a criança a reconhecer letras e números.

5. Batalha Naval

Esse jogo é um clássico e pode ser utilizado com as crianças para trabalhar conceitos matemáticos.

A estratégia é calcular a distância correta para localizar os barcos dos colonizadores e piratas no tabuleiro.

Por que é importante utilizar jogos pedagógicos?

A partir dessas dicas, você conseguirá explorar diversas habilidades no contexto de aprendizagem das crianças, e essa é uma das principais funções dos jogos pedagógicos.

Eles fazem parte da inovação que a educação vem trazendo, mediante pesquisas na área da neurociência, que comprova a eficácia do uso dos jogos pedagógicos no desenvolvimento intelectual e cognitivo do indivíduo.

Como os jogos educativos colaboram no contexto de ensino-aprendizagem? Veja:

• Interação social;

• Expressão afetiva;

• Evolução da linguagem;

• Coordenação motora;

• Convívio social;

• Imersão no universo cultural.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o nosso Blog e fique por dentro de outras dicas de aprendizagem!