Livros para educação e desenvolvimento de adolescentes

A adolescência é uma fase maravilhosa de descobertas, mas também de mudanças e emoções desconhecidas. A falta de habilidade em lidar com tais sentimentos, às vezes, é muito penosa para o adolescente.

Neste momento, quando parece que o universo interior é mais seguro que o mundo lá fora, a leitura se torna uma importante aliada para a formação da identidade, compreensão e expressão dos sentimentos. Além disso, contribui para a diminuição do estresse e ansiedade, melhora a interpretação de texto e regras ortográficas, e aumenta a criatividade. Tudo isso com fácil acesso a inúmeros títulos no domínio público.

A leitura provoca no cérebro humano sensações reais, como se o leitor estivesse realmente vivendo aquele momento. Por isso os adolescentes gostam de temáticas que são semelhantes às dúvidas que eles passam neste período da vida. A leitura reforça suas opiniões, pode ajudá-los a sedimentar ou até mudar conceitos. É mais fácil para o adolescente entender certas ideias através da leitura, por estar mais aberto e menos reativo do que aos conselhos dos pais, por exemplo. Uma espécie de terreno neutro. Quem é pai e mãe entende bem disso, muito do que se fala não é sequer ouvido, por puro preconceito.

Algumas dicas são muito válidas para a família:

– Cada um tem seu tempo

Não adianta sair comprando livros que ficarão guardados, sem nunca sequer serem abertos. Para estimular o hábito da leitura, a família pode introduzir aos poucos o assunto, criar laços de conexão, comentar sobre um livro que leu na adolescência e como isso ajudou em alguma questão específica.

– Esteja atento às tendências

Sempre tem alguns livros que são sucessos entre os adolescentes. Mesmo sem saber qual é o estilo favorito do seu filho, recomende estes livros e estimule a curiosidade dele em descobrir o que a história conta.

– Converse sobre os livros que ele está lendo

Esta é uma excelente forma de diálogo, ajuda a criar laços e conexão entre pais e filhos. Ao contar sobre o livro que leu ou está lendo, o jovem consegue expressar sua opinião e seu ponto de vista.

Confira nossa seleção de 10 livros que não pode faltar no acervo de um adolescente:

1 – O Pequeno Príncipe – Antoine de Saint-Exupéry

Este clássico parece apenas um livro infantil, mas não é. Ninguém deveria passar pela vida sem ler. A história é mágica, incrível e até um pouco triste. Na obra, nada é o que parece ser e existe a valorização da amizade e da imaginação.

2 – A Hora da Estrela – Clarice Lispector

A história de Macabéa marca uma vida inteira, é inesquecível, nos convida a uma reflexão sobre desigualdade e falta de empatia.

3 – Maus – A História de um Sobrevivente – Art Spiegelman

Este livro é escrito em forma de quadrinhos e conta a história de um sobrevivente do extermínio nazista de uma maneira bem inusitada.

4 – O Livro dos Ressignificados – Akapoeta

Os adolescentes amam. O autor combina textos que foram sucesso nas redes sociais com material inédito, assim encontra novos significados para os signos do zodíaco, para clichês como “paixão” e “saudade” e até para os termos “match” e “crush”.

5 – A menina que roubava livros – Markus Zusak

A trajetória de Liesel Meminger é contada simplesmente pela morte. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, essa narradora muito simpática segue as pegadas da menina para contar uma história maravilhosa.

6 – O menino do pijama listrado – John Boyne

Um livro para nunca ser esquecido. A história fala sobre amizade e inocência, é tão real e sincero, que marca uma vida inteira.

7 – Felicidade crônica – Martha Medeiros

Traz uma série de questionamentos sobre a vida e a felicidade, uma forma incomum de olhar a rotina e valorizar momentos em que a felicidade chega de mansinho, sem ser anunciada.

8 – A Culpa é das Estrelas – John Green

Para quem não tem muito o hábito de ler, este livro é um excelente começo. A obra é um tesouro, que aborda com humor e delicadeza temas como amor e a fragilidade da vida.

9 – As vantagens de ser invisível – Stephen Chbosky

O livro aborda a adolescência, com seus traumas, angústias e experiências, com uma amizade improvável entre três pessoas muito diferentes. Um sucesso entre os adolescentes.

10 – Todo dia – David Levithan

O livro conta a história de um jovem que todo dia acorda em um corpo diferente, mas nunca se envolve com as pessoas que convivem com aquele corpo, já que no próximo dia já estará em outro. Até que tudo muda quando ele acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon.

Essas são apenas algumas indicações para apurar o olhar e incentivar a descoberta de temas e autores favoritos. É uma porta aberta para o universo da leitura. Cada adolescente vai trilhar esse caminho do seu jeito, e como cita aquela famosa frase de Albert Einstein: a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original. Começar é o primeiro passo.