Pode estudar com a televisão ligada?

Se você é daqueles que adora fazer as tarefas do dia com a televisão ligada, que está sempre de olho nas novidades e no que está sendo transmitido nos principais canais, com certeza já pensou se era possível estudar com a TV ligada. É fato que o processo de aprendizagem é algo singular e que pode variar de pessoa para pessoa, mas existem alguns aspectos que podem facilitar ou dificultar o processo.

Os barulhos, as falas e os sons podem tirar a concentração, afetando diretamente o entendimento que temos daquilo que está sendo lido ou até mesmo estudado – fator que pode atrapalhar a concentração e a memorização. Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir conteúdo completo!

Educação e televisão

Que atire a primeira pedra quem nunca chegou em casa, ligou a televisão e começou a estudar. Essa é uma prática muito comum e que foi replicada por muitos adultos e adolescentes, em diversas fases da vida. Seja para acompanhar um filme, um programa ou até mesmo para estudar no conforto da sala, existem diversas razões que justificam a prática.

Entretanto, quando o foco está no que é dito pelos especialistas, nem todos recomendam a prática. Isso porque o barulho da televisão pode atrapalhar na concentração, dificultando o processo de aprendizado e todas as informações que podem ser adquiridas durante o ensino. Seja pelos efeitos sonoros ou pelo desejo de compreender o que está sendo falado, é fato que muitos acabam perdendo a atenção no que realmente importa: a matéria.

Tenha um tempo separado para cada coisa

É importante ter em mente que você não está proibido de estudar vendo TV. Essa é uma escolha, mas é fato que a atitude pode comprometer, e muito, o seu rendimento e os assunto que serão absorvidos durante os momentos de estudo.

Isso porque o nosso cérebro precisa de um momento para conseguir compreender o que está sendo transmitido, sempre com o objetivo de assimilar cada coisa e memorizar os itens mais importantes. Todo o processo que acontece, na maioria das vezes, sem perceber, pode ser impactado pelos barulhos e pelas falas da televisão, separando você do conteúdo e daquilo que foi explicado em sala de aula.

Sendo assim, a dica é ter um tempo determinado para cada uma das coisas, respeitando os momentos de aprender e o tempo que você tem de lazer, para desfrutar do descanso e das atividades que podem ser benéficas para o seu rendimento escolar.

Nada de deixar de fazer uma coisa apenas para poder aproveitar as outras. A disciplina também é um fator importante quando o assunto é aprender e você deve ter sempre em mente que cada uma das coisas possuem o seu espaço.

Aproveite para fazer o teste e comece a estudar sem a televisão. Leve em consideração se você está conseguindo memorizar o conteúdo e todos os ganhos que está tendo com a nova prática, afinal, nada melhor do que testar e descobrir o que é melhor para você, não é mesmo?