Qual é a importância do folclore brasileiro na educação infantil?

O folclore brasileiro é parte do saber cultural do nosso país. Mas será que você sabe a importância dele no aprendizado infantil? Talvez com a globalização e a novas tecnologias, as crianças estejam desconhecendo grande parte da essência popular.

Desta forma, levar até nossas crianças, um pouco mais sobre o folclore brasileiro, significa estimular o interesse pela riqueza cultural de cada região do país.

Por isso, através desse artigo vamos mostrar a importância de conversar e ensinar sobre o folclore brasileiro como uma parte importante do ensino infantil.

Folclore Brasileiro: tradição popular

O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, é através dele que mantemos o saber popular, as histórias que são passadas de geração em geração e que fazem parte da história dos nossos antepassados.

Isso porque, a história do nosso país é grande, possuindo influências e tradições advindas, muitas vezes, do próprio folclore.

Estudiosos como Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Monteiro Lobato e Edson Carneiro, interessaram-se pela riqueza da nossa cultura, personagens, mitos e lendas, registrando essas narrativas populares para as próximas gerações.

Importância do Folclore no ensino da educação infantil

O folclore, na Educação Infantil, possui o papel de auxiliar as crianças a entenderem mais sobre a cultura popular na qual estão inseridas. Sendo assim, é oferecido um acervo cultural de costumes, artes, lendas, mitos, provérbios, cantigas e ensinamentos, que são inigualáveis.

Através dele, as crianças podem conhecer sobre as crenças, valores e contextos populares, e são informações que podem ser ensinadas de forma colorida e didática para promover uma educação para a vida. Repassar esses conhecimentos para as crianças é dar continuidade a nossa história cultural.

Desta forma, quando a criança aprende as músicas, brincadeiras e histórias, entre outros materiais folclóricos, também aprende mais sobre o passado e a identidade do seu povo.

Os professores podem usufruir de um momento criativo e especial, com seus alunos do ensino infantil, no momento em que leciona de forma lúdica e interessante sobre a cultura popular, através do folclore.

Abordagem do Folclore na escola

No ambiente escolar, o folclore brasileiro apresenta inúmeras formas alegres para se desenvolver e se apresentar ao público infantil.

Como nossa cultura é bem diversificada, o folclore conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena e é importante transmitir aos alunos seus conceitos, sempre respeitando sua faixa etária e o vocabulário.

Podem ser ensinados: mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.

A importância do folclore para as próximas gerações

Quem se interessa pelos conhecimentos populares estuda o legado de uma época, região e povo, com sua identidade cultural e o entendimento desse espaço leva também ao respeito pelos outros lugares e culturas.

Estudar e ensinar o folclore brasileiro significa despertar o interesse e curiosidade pela riqueza do nosso país, enriquecendo o pensar e aprendendo a ter empatia com o próximo.

Cria-se uma identidade cultural, segurança, confiança e consciência crítica de si e da nação, sendo esse, o principal objetivo ao introduzir o assunto na educação infantil.