Saiba como encorajar a curiosidade nas crianças

Para Jean Piaget, um dos maiores pesquisadores de educação do século passado, a curiosidade é a ferramenta mais fundamental no processo de aprendizagem. Pensando na importância dessa característica, trouxemos para você: Saiba como encorajar a curiosidade nas crianças.

Estimular a curiosidade das crianças pode ser ainda mais importante do que transmitir os conhecimentos escolares. Isso acontece, pois ao ter essa característica estimulada e encorajada a criança terá muito mais inclinação e vontade por aprender.

Além disso, uma criança curiosa tenderá a se apropriar dos conhecimentos e dos processos de aprendizagem de forma muito mais orgânica, também desenvolvendo sua própria autonomia intelectual.

Outros fatores positivos sobre o encorajamento da curiosidade são: a melhora das habilidades de socialização, desenvolvimento das capacidades cognitivas e cerebrais, e maior e melhor desempenho da criatividade.

Agora que já vimos algumas vantagens, vamos ao nosso assunto principal: Saiba como encorajar a curiosidade nas crianças.

O papel dos pais

Antes de tudo é importante que se tenha a consciência de que os pais e responsáveis são agentes importantíssimos para o desenvolvimento das crianças em suas diversas fases e idades.

Assim, é necessário que os responsáveis mantenham atitudes positivas quanto à curiosidade das crianças, não apenas estimulando-as, mas também, procurando encorajá-las em suas buscas para preencher os desejos despertados pela curiosidade.

Naturalmente que a escola também faz parte, por isso é sempre bom interagir com os educadores.

Atitudes para encorajar a curiosidade

Algumas posturas que podem contribuir bastante com curiosidade das crianças:

• Nunca diminua a pergunta ou a dúvida de uma criança.
Por mais ingênua que uma questão possa parecer, ela é primeiro indicativo de que a criança está curiosa sobre aquele assunto. No entanto, ao se tratar a dúvida como fácil ou irrelevante a criança poderá sentir-se frustrada ou mesmo desestimulada em buscar e refletir sobre a solução de sua pergunta.

• Não entregue as respostas de forma fácil ou simples.
Lembre-se sempre de que a curiosidade é o motor que levará a criança a aprender e mais do que isso a estimulará a busca de soluções e conhecimentos sobre seu interesse.

Ao responder uma pergunta de imediato a criança pode perder esse estímulo e se contentar com a resposta.

Assim, em vez de dar a resposta, ajude a criança a encontrá-la por conta própria. Mostre livros, filmes, sites nos quais ela poderá encontrar a solução para as suas dúvidas. Com o tempo ela aprenderá quais são e como manusear os mecanismos de pesquisa e ganhará autonomia.

• Estimule os desdobramentos da curiosidade
Depois que a criança conseguir a resposta para as suas dúvidas iniciais sobre o tema, aproveite o gancho e pergunte mais sobre o assunto, crie outras dúvidas que ela possa absorver.

Essa atitude tenderá a criar a percepção de que sempre existe mais a se conhecer sobre um determinado assunto e manterá a curiosidade desperta por mais tempo.

Esperamos que nosso artigo o ajude a encorajar a curiosidade dos pequenos para que eles se tornem cada vez mais espertos e inteligentes.