botão back to top
covid

Nossa escola retomará às atividades presenciais mediante orientação formal do Município. Até o momento, o seguimos a publicação do decreto 59.774, de 17 de Setembro, no Diário Oficial.

Toda a equipe da escola estará apta e receberá treinamento quanto aos procedimentos de segurança e higiene.

Recomendamos aos profissionais da escola que possuem contato direto com os alunos que garantam a vacinação contra gripe comum e H1N1.

Verificaremos a temperatura de alunos, colaboradores e visitantes com uso de termômetro digital infravermelho para testa assim que chegarem à escola, antes iniciar as atividades.

Caso a criança apresente febre ou qualquer outro sintoma de doença viral, não será possível sua permanência na escola e os pais serão acionados de imediato, ficando a criança em espaço isolado na escola até a chegada dos responsáveis.

Pedimos aos pais que, se antecipadamente já tenham percebido que a criança está com febre ou apresenta qualquer dos sintomas de doenças virais, entrem em contato com a escola através de nossos canais de atendimento para comunicar a ausência da criança.

 

Manteremos espaços da escola arejados e com ventilação natural em todos os ambientes a fim de dificultar a proliferação do vírus.

Estimularemos diariamente que os alunos e colaboradores tenham uma rotina de higienização, lavando suas mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após aplicação de atividades, e antes e depois das refeições.

Disponibilizaremos álcool gel 70% nas salas, entradas e corredores para uso de colaboradores e alunos, e lenços (os quais deverão ser descartados adequadamente em lixeira com tampa e pedal).

Disponibilizaremos tapete capacho sanitizante na entrada da escola para higienização de calçados.

Recomendamos que os alunos utilizem máscaras de tecido e não descartáveis, considerando as orientações do Ministério da Saúde, Organização Mundial da Saúde e Anvisa para não gerar desabastecimento das máscaras descartáveis aos profissionais da saúde.

Orientamos que alunos cheguem na escola já portando máscaras. Nossa equipe da portaria/recepção disponibilizará apenas aos alunos que esqueceram suas máscaras em casa.

A escola irá oferecer aos alunos sacos plásticos herméticos para acomodação de máscaras limpas/ sujas. Cada turma deverá realizar uma decoração específica destes materiais, nos primeiros dias presenciais.

Orientaremos com demarcações visuais para evitarmos aglomerações e mantermos o distanciamento.

Evitaremos a troca de salas de alunos entre as aulas (sala de Artes, Programa Bilíngue, entre outras).

Na hora de os alunos lavarem as mãos e escovarem os dentes, após a refeição, não permitiremos aglomeração. Posteriormente, a pia deverá ser desinfectada, assim como a torneira do local.

Nossa escola não estimula, de forma obrigatória, o uso de máscaras para alunos de Early Toddler, Toddler e Nursery, evitando que o material cause irritação ou possível sufocamento.

Placas de sinalização serão expostas nos principais ambientes da escola para que pais, alunos, colaboradores e visitantes cumpram as orientações.

Higienizaremos todos os espaços da escola a cada mudança de turno com itens de limpeza comuns e efetivos, priorizando produtos neutros para não prejudicar alunos com problemas respiratórios. Realizaremos limpeza das superfícies, com produto Peroxide da ECOLAB.

Corrimões, maçanetas, torneiras e outros pontos críticos de contato serão higienizados frequentemente ao longo do dia.

Objetos de uso pessoal dos alunos não serão compartilhados.

Restringiremos uso de bebedouros nos ambientes da escola apenas para encher garrafinhas de água de uso individual.

Todos os envolvidos da escola deverão trazer suas próprias garrafinhas de água e copos para consumo pessoal, inclusive colaboradores.

Estimularemos regras básicas aos alunos e colaboradores para evitarem possível contaminação como: ao tossir e espirrar, cubram o nariz e a boca com a parte interna do braço dobrado ou lenço e evitem cumprimentos na escola com abraços, beijos e apertos de mão.

Disponibilizaremos lixeiras próprias com tampa para descarte de máscaras e lenços nas instalações da escola.

Alunos serão capacitados quanto às medidas para prevenção do COVID-19, evitando o contato físico, e serão estimulados à novas maneiras de comunicação como combinações de sons e movimentos (acenos e sorrisos) à distância para expressar seus sentimentos.

Orientaremos aos colaboradores, especialmente aqueles que utilizam transporte público, para que ao chegarem à escola com suas roupas pessoais realizem a troca no banheiro, guardando-as adequadamente em saco plástico fechado em seus armários individuais ou bolsas.

Sinalizaremos aos alunos que não se sentirem bem para que se comuniquem com os professores ou inspetores.

Orientaremos aos colaboradores que caso não se sintam bem, comuniquem suas lideranças.

Teremos uma sala especial e isolada para alunos e colaboradores que não estiverem se sentindo bem e dentro das normas de saúde orientadas pela OMS.

Testes positivos deverão – obrigatoriamente – ser comunicados pelos pais, alunos e colaboradores.

PORTARIA/ ENTRADA DE ALUNOS

Alunos deverão chegar na escola de máscara (exceto crianças de até 3 anos). Entregaremos máscaras na portaria aos alunos e visitantes que chegarem na escola sem o uso deste item.

Para evitar contato e contágio, pedimos aos alunos e pais que providenciem a saída das crianças com seus materiais de dentro do carro.

O aferimento de temperatura será realizado antes da entrada na escola. Caso a criança esteja com febre, deverá imediatamente retornar a sua residência. Portanto, os pais deverão esperar a medição para irem embora.

Os alunos deverão higienizar seus pés no tapete sanitizante e borrifar álcool 70% nas mãos, antes de serem encaminhados às suas salas.

BANHEIROS

Realizaremos limpeza dos banheiros 4 vezes ao dia.

Higienizaremos pontos críticos como torneiras, maçanetas, vasos sanitários, pias, recipiente de sabonete e recipiente de papéis para secagem de mãos.

O uso de banheiros privativos em sala de aula, restringiremos de um aluno por vez.

Na hora dos alunos lavarem as mãos, não permitiremos aglomeração, restringindo 2 crianças por 2 metros, ou com base nas diretrizes de distanciamento mínimo, com sinalização adesivada no chão.

SALAS DE AULA

Materiais, móveis da sala de aula, maçanetas e utensílios serão higienizados com álcool 70% a cada troca de turno. Brinquedos e manipulativos serão higienizados imediatamente após utilização.

Retiraremos da sala de aula ursos de pelúcias ou outros itens com tecidos mais complexos para higienizar.

Tapetes da sala serão higienizados todos os dias.

Não utilizaremos tanque de areia nas atividades em sala.

Capas dos livros serão higienizados antes e após contato e uso dos alunos.

Respeitaremos distanciamento mínimo de 1,5 metros indicado pelos órgãos sanitários.

Ao organizar as mesas e cadeiras da sala de aula, e disposição dos alunos, será previsto o máximo de distanciamento sempre que possível.

Salas serão mantidas arejadas e com ventilação natural.

Disponibilizaremos lixeira específica com tampa para descarte de mascaras e lenços.

Disponibilizaremos álcool 70% para higienização de mãos no local.

Esterilizaremos todos os materiais que serão utilizados nas atividades com as crianças antes do início das aulas.

Promoveremos rotina com alunos para lavagem das mãos e uso do banheiro a fim de que tenham atenção redobrada com a higiene neste período. Teremos um momento específico em sala para demonstrar procedimentos de higienização.

Professores e assistentes lavarão suas mãos com água e sabão, e/ou farão a higienização das mãos com álcool gel ou líquido 70% durante todo o expediente.

Na educação infantil, as crianças deverão realizar a troca de calçado antes de entrar em suas salas. Cada aluno deverá trazer um “indoor shoes”, como pantufa, sapatilha ou “meinha” para utilizar somente dentro de sala. Esta troca permanecerá na escola.

Na hora da troca de fralda e roupa de crianças pequenas, a babá ou assistente lavará suas mãos antes e depois. Durante a troca, fará uso de luva descartável, desinfetando o trocador com álcool e esperando secar antes de deitar a criança para a troca.

Professores e assistentes reportarão primeiro à direção escolar, qualquer sintoma percebido nos alunos e relacionados a gripe comum, H1N1 ou Covid-19, tais como tosse seca, coriza, dor de cabeça, diarreia, vômitos, aumento de temperatura e ausência de olfato e paladar. Feito isso, prosseguiremos com o protocolo da escola para contato com os pais.

Evitaremos que brinquedos e manipulativos sejam compartilhados pelas crianças, devendo ser desinfectados antes e após as aulas.

Higienizaremos computadores, tablets, chromebooks, teclados, entre outros. 

PARCERIAS

logo nutriescolar

A Nutriescolar, empresa especializada em alimentação em escolas, será responsável pela assessoria de nossa cozinha, atuando da seguinte maneira.

Desenvolvimento personalizado dos protocolos para reabertura de cozinhas, cantinas, lactários e refeitórios escolares com o novo Manual de Boas Práticas e todos os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para cada atividade necessária.

Cuidados específicos para manipuladores de alimentos (vestuários, asseio pessoal, equipamentos e proteção individual necessários, entre outros).

Inserção da nova dinâmica para para rotina de toda gestão da alimentação: Recebimento dos mantimentos, desinfecção dos itens, higienização correta de frutas, legumes e verduras, manipulação, higienização adequada das superfícies, distribuição, conservação e armazenamento dos alimentos, entre outros.

Inserção da nova dinâmica para o refeitório, com adequação da estrutura, regras necessárias e como fazer as possíveis adaptações de forma personalizada.

Treinamentos para a equipe envolvida.

Averiguações.



logo ecolab

A empresa ECOLAB, líder mundial no segmento, cujos produtos são utilizados em instituições de educação e de saúde de renome, como por exemplo Harvard e Hospital Israelita Albert Einstein, irá trazer, além de seu produto desinfectante Peroxide, treinamento e acompanhamento de performance de nossa equipe de suporte e limpeza.

FORNECEDORES

O acesso de fornecedores ao interior da escola será restrito e somente acontecerá em caso de extrema necessidade por entrada própria (distinta do portão de acesso dos alunos, visitantes e colaboradores).

Caso seja necessário o acesso de fornecedores para serviços essenciais, como limpeza ou manutenção de equipamentos da escola, o mesmo seguirá as regras de higienização e segurança, usando impreterivelmente máscara, luvas e proteção descartável para os pés.

maplebearsantana.com.br icone do facebook ícone do instagram ícone do youtube